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Lógica de Programação com Swift

Aprenda a programar do zero com a linguagem usada pela Apple

Este curso introdutório foi pensado para quem quer dar os primeiros passos no mundo da programação. Usando a linguagem Swift — a mesma utilizada na criação de apps para iPhone e iPad — você aprenderá lógica de algoritmos, estruturas de decisão, laços de repetição e manipulação de dados de forma prática e acessível.
Durante a trilha, você vai construir projetos, resolver desafios e desenvolver seu raciocínio computacional de maneira colaborativa, em um ambiente presencial e gratuito.

Para começar

O que você precisa saber antes de iniciar seus estudos

Sobre este curso

Nível básico

24h de duração (2h por dia)

3 módulos

Área Desenvolvimento Mobile

100% presencial

Público-alvo

Pessoas iniciantes em programação que desejam aprender lógica de algoritmos e fundamentos da linguagem Swift para aplicação em projetos simples de software.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de informática (uso de computador, instalação de programas) e domínio de leitura em português.

Próximas turmas (Lógica de Programação com Swift)

Horários e links de inscrição:

03 a 17 de julho

Inscrições até 27/06 às 16h

Inscreva-se – 14h às 16h

Inscreva-se – 17h às 19h

21 de julho a 01 de agosto

Inscrições até 11/07 às 16h

Inscreva-se – 14h às 16h

Inscreva-se – 17h às 19h

O que você vai aprender

01 Introdução à Programação

9h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Introdução
    • Apresentação do curso
    • Conceitos básicos de lógica e algoritmos
    • Pensamento computacional: decomposição, abstração e algoritmos
  • Introdução ao Swift
    • Configuração do ambiente de programação
    • Variáveis e entrada/saída de dados
  • Tipos e Operadores
    • Tipos de dados básicos: Int, Double, String, Bool
    • Declaração de variáveis (var) e constantes (let)
    • Operadores aritméticos
    • Saída de dados com print()
    • Entrada de dados com readLine()
  • Estruturas Condicionais
    • Estruturas de decisão: if, else if, else, switch
    • Operadores de comparação: ==, !=, >, <, >=, <=
    • Operadores lógicos: &&, ||, ! (tabela-verdade)
  • Laços de Repetição
    • Estruturas de repetição: while, for-in (com Range), repeat-while
    • Diferenças práticas entre laços
    • Controle de fluxo de repetição (uso de break, continue)
02 Estruturas e Tópicos Avançados

9h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Funções
    • Conceito, declaração e utilização
    • Parâmetros e retorno
    • Escopo de variáveis
  • Vetores (Arrays)
    • Criação, acesso e manipulação de arrays
    • Operações básicas: adicionar, remover e modificar elementos
    • Iteração sobre arrays
  • Optionals e Validação
    • Introdução a Optionals
    • Uso de if let e guard let
    • Conversões seguras de tipos
    • Validação de entradas de usuário
03 Prática

6h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Projeto Integrador
    • Parte 1: Elaboração dos algoritmos e estratégias de solução
    • Parte 2: Implementação e refinamento do código
    • Parte 3: Conclusão, testes finais e entrega do projeto

O projeto TIC em trilhas integra o projeto Residência em TIC 01, 02, 04a, 04b, 05a, 05b, 05c e 21, iniciativa apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248/1991, coordenado pela Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro.