Lógica de Programação com Swift
Aprenda a programar do zero com a linguagem usada pela Apple
Este curso introdutório foi pensado para quem quer dar os primeiros passos no mundo da programação. Usando a linguagem Swift — a mesma utilizada na criação de apps para iPhone e iPad — você aprenderá lógica de algoritmos, estruturas de decisão, laços de repetição e manipulação de dados de forma prática e acessível.
Durante a trilha, você vai construir projetos, resolver desafios e desenvolver seu raciocínio computacional de maneira colaborativa, em um ambiente presencial e gratuito.

Para começar
O que você precisa saber antes de iniciar seus estudos
Sobre este curso

Nível básico

24h de duração (2h por dia)

3 módulos

Área Desenvolvimento Mobile

100% presencial
Público-alvo
Pessoas iniciantes em programação que desejam aprender lógica de algoritmos e fundamentos da linguagem Swift para aplicação em projetos simples de software.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de informática (uso de computador, instalação de programas) e domínio de leitura em português.
Confira as próximas turmas
Horários e formulário de inscrição estão disponíveis no link a seguir.
O que você vai aprender
01 Introdução à Programação

9h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Introdução
- Apresentação do curso
- Conceitos básicos de lógica e algoritmos
- Pensamento computacional: decomposição, abstração e algoritmos
- Introdução ao Swift
- Configuração do ambiente de programação
- Variáveis e entrada/saída de dados
- Tipos e Operadores
- Tipos de dados básicos: Int, Double, String, Bool
- Declaração de variáveis (
var) e constantes (let) - Operadores aritméticos
- Saída de dados com
print() - Entrada de dados com
readLine()
- Estruturas Condicionais
- Estruturas de decisão:
if,else if,else,switch - Operadores de comparação:
==,!=,>,<,>=,<= - Operadores lógicos:
&&,||,!(tabela-verdade)
- Estruturas de decisão:
- Laços de Repetição
- Estruturas de repetição:
while,for-in(com Range),repeat-while - Diferenças práticas entre laços
- Controle de fluxo de repetição (uso de
break,continue)
- Estruturas de repetição:
02 Estruturas e Tópicos Avançados

9h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Funções
- Conceito, declaração e utilização
- Parâmetros e retorno
- Escopo de variáveis
- Vetores (Arrays)
- Criação, acesso e manipulação de arrays
- Operações básicas: adicionar, remover e modificar elementos
- Iteração sobre arrays
- Optionals e Validação
- Introdução a Optionals
- Uso de
if leteguard let - Conversões seguras de tipos
- Validação de entradas de usuário
03 Prática

6h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Projeto Integrador
- Parte 1: Elaboração dos algoritmos e estratégias de solução
- Parte 2: Implementação e refinamento do código
- Parte 3: Conclusão, testes finais e entrega do projeto

