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Programação Orientada a Objetos com Swift

Aprenda a construir códigos modulares, seguros e reutilizáveis com os fundamentos de Programação Orientada a Objetos aplicados com Swift.

O curso apresenta os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) aplicados na linguagem Swift. Aborda conceitos fundamentais de paradigmas de programação, classes, structs e enums, bem como encapsulamento, herança, polimorfismo e controle de acesso. Inclui revisão de estruturas de dados (sets, tuplas e dicionários), atividades práticas guiadas e modelagem com diagramas de classe (UML). O curso prioriza a construção de código modular, seguro e reutilizável, aplicável a projetos de software de nível intermediário.

Para começar

O que você precisa saber antes de iniciar seus estudos

Sobre este curso

Nível Intermediário

24h de duração (2h por dia)

5 módulos

Área Desenvolvimento Mobile

Online Síncrono

Público-alvo

O curso apresenta os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) aplicados na linguagem Swift. Aborda conceitos fundamentais de paradigmas de programação, classes, structs e enums, bem como encapsulamento, herança, polimorfismo e controle de acesso. Inclui revisão de estruturas de dados (sets, tuplas e dicionários), atividades práticas guiadas e modelagem com diagramas de classe (UML). O curso prioriza a construção de código modular, seguro e reutilizável, aplicável a projetos de software de nível intermediário.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de programação (variáveis, operadores, entrada e saída de dados).

Noções de lógica de programação e estruturas simples em Swift.

Confira as próximas turmas

Horários e formulário de inscrição estão disponíveis no link a seguir.

Veja as turmas disponíveis aqui

O que você vai aprender

01 Revisão de Estruturas de Dados

3h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Sets: criação, métodos, diferenças em relação a listas.
  • Tuplas: agrupamento de valores, pattern matching, usabilidade.
  • Dicionários: chave-valor, acesso seguro com optionals, atualização e remoção.
02 Paradigmas de Programação e Introdução à OOP

6h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Paradigmas: Imperativo, Declarativo, Funcional, Lógico e Orientado a Objetos.
  • Conceitos de objetos: atributos e métodos.
  • Classes e Structs em Swift: inicialização (init), propriedades, métodos.
  • Enums: criação e uso para restringir valores possíveis.
03 Encapsulamento e Controle de Acesso

5h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Modificadores de acesso: public, private, fileprivate, internal.
  • Uso de private(set) e boas práticas de encapsulamento.
  • Getters e Setters.
04 Herança e Polimorfismo

6h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Conceito de herança e hierarquia de classes.
  • Reuso de código e especialização.
  • Polimorfismo: sobrescrita (override) e sobrecarga (overload).
  • Uso de super e super.init.
05 Modelagem com Diagramas de Classe

4h de conteúdo

Neste módulo você vai aprender:

  • Introdução a UML.
  • Elementos do diagrama de classes: atributos, métodos, visibilidade e relacionamentos.
  • Construção de diagramas para planejar código em Swift.

O projeto TIC em trilhas integra o projeto Residência em TIC 01, 02, 04a, 04b, 05a, 05b, 05c e 21, iniciativa apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248/1991, coordenado pela Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro.