Programação Orientada a Objetos com Swift
Aprenda a construir códigos modulares, seguros e reutilizáveis com os fundamentos de Programação Orientada a Objetos aplicados com Swift.
O curso apresenta os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) aplicados na linguagem Swift. Aborda conceitos fundamentais de paradigmas de programação, classes, structs e enums, bem como encapsulamento, herança, polimorfismo e controle de acesso. Inclui revisão de estruturas de dados (sets, tuplas e dicionários), atividades práticas guiadas e modelagem com diagramas de classe (UML). O curso prioriza a construção de código modular, seguro e reutilizável, aplicável a projetos de software de nível intermediário.

Para começar
O que você precisa saber antes de iniciar seus estudos
Sobre este curso

Nível Intermediário

24h de duração (2h por dia)

5 módulos

Área Desenvolvimento Mobile

Online Síncrono
Público-alvo
O curso apresenta os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) aplicados na linguagem Swift. Aborda conceitos fundamentais de paradigmas de programação, classes, structs e enums, bem como encapsulamento, herança, polimorfismo e controle de acesso. Inclui revisão de estruturas de dados (sets, tuplas e dicionários), atividades práticas guiadas e modelagem com diagramas de classe (UML). O curso prioriza a construção de código modular, seguro e reutilizável, aplicável a projetos de software de nível intermediário.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de programação (variáveis, operadores, entrada e saída de dados).
Noções de lógica de programação e estruturas simples em Swift.
Confira as próximas turmas
Horários e formulário de inscrição estão disponíveis no link a seguir.
O que você vai aprender
01 Revisão de Estruturas de Dados

3h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Sets: criação, métodos, diferenças em relação a listas.
- Tuplas: agrupamento de valores, pattern matching, usabilidade.
- Dicionários: chave-valor, acesso seguro com optionals, atualização e remoção.
02 Paradigmas de Programação e Introdução à OOP

6h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Paradigmas: Imperativo, Declarativo, Funcional, Lógico e Orientado a Objetos.
- Conceitos de objetos: atributos e métodos.
- Classes e Structs em Swift: inicialização (init), propriedades, métodos.
- Enums: criação e uso para restringir valores possíveis.
03 Encapsulamento e Controle de Acesso

5h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Modificadores de acesso: public, private, fileprivate, internal.
- Uso de private(set) e boas práticas de encapsulamento.
- Getters e Setters.
04 Herança e Polimorfismo

6h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Conceito de herança e hierarquia de classes.
- Reuso de código e especialização.
- Polimorfismo: sobrescrita (override) e sobrecarga (overload).
- Uso de super e super.init.
05 Modelagem com Diagramas de Classe

4h de conteúdo
Neste módulo você vai aprender:
- Introdução a UML.
- Elementos do diagrama de classes: atributos, métodos, visibilidade e relacionamentos.
- Construção de diagramas para planejar código em Swift.