25 e 26 de maio de 2023 das 19h às 22h – GMT-3

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rua da Consolação, 930, Consolação, São Paulo.

Auditório da Academy, 3° andar do prédio 31.

Programação

25 de maio – 19h

Manutenção assistida por Realidade Virtual

Alexandre Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Interfaces suportadas por Realidades Virtual e Aumentada são aderentes à Indústria 4.0 e se apresentam como soluções na redução de custos, prazos e esforços de manutenção e operação. Neste encontro, serão apresentadas as hipóteses de desenvolvimento e aplicações de tais soluções. Desafios, oportunidades, resultados e exemplos, por meio de aplicações serão apresentadas e demonstradas.


Desenho conversacional – Um panorama do mercado

Augusto Zamboni, Nuance

Será apresentada uma visão atualizada dos principais aspectos relacionados a desenho conversacional: conceitos, importância, desafios, tecnologias consolidadas/emergentes e,sempre que possível, casos de uso reais do mercado.


26 de maio – 19h

Interatividade, Dados e Ciberdemocracia

Renata Mendes de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Esta palestra apresentará as ações de pesquisa do CIBERDEM: Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocraciano design de soluções computacionais para ampliar o potencial de interatividade que envolvem pessoas, tecnologias e organizações. A palestra abordará especialmente os projetos em andamento sobre a aplicação de jogos digitais e de ciência de dados de redes sociais.


Simplificação de Interface de Usuário para Pessoas com Ansiedade Computacional

Thiago Donizetti dos Santos, Universidade Federal do ABC

A Ansiedade Computacional (CA, do inglês Computer Anxiety) pode ser definida como intimidação, medo e preocupações que alguém pode ter ao utilizar o computador. Em uma época na qual as pessoas utilizam tecnologia diariamente, seria esperado que a maioria das pessoas não enfrentasse problemas como a CA. Porém, é comum que o uso de computadores cause apreensão e medo em algumas pessoas e, para níveis elevados, que elas demonstrem CA. Pessoas com CA enfrentam problemas no uso de computadores em diferentes contextos e os problemas podem se agravar em situações nas quais as pessoas utilizam computadores por não terem alternativa, por exemplo, para ter acesso a serviços governamentais disponíveis somente por meio eletrônico. Neste contexto, esta palestra discute as principais características associadas a como idosos com CA interagem com computadores relacionando-as com dados de interação (ou logs de interação).


Benchmark de Machine Learning e Features para Manutenção Preditiva

Victor Venites.

Uma pesquisa com Ciência de Dados e a programação de um pipeline de Feature Engineering voltada ao case de Manutenção Preditiva. Onde o objetivo é, baseado em um histórico de máquina, prever se vai quebrar ou não. Aplicando modelos de Série Temporal com tratamento de dados.