VII Seminário HCI & Data Science – Mineração de Processos e Modelos de Linguagem

06 de novembro de 2025, às 19h00
Rua da Consolação, 930, campus Higienópolis, São Paulo – SP
Prédio 31, sala 304
Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis
O Seminário HCI & Data Science ocorre semestralmente sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, abordando as linhas de pesquisa: sistemas interativos e ciência de dados. A cada edição do seminário há um tema específico de interesse, através do qual se busca fomentar a troca de experiências entre as comunidades científicas, acadêmicas e profissionais na área da Computação, no âmbito Nacional e Internacional.
Em sua sétima edição, na modalidade presencial, o eixo principal de discussão e aprendizagem será: “Mineração de Processos e Modelos de Linguagem”. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e outros interessados no tema. Contará com a palestra a seguir.
Palestra
Título: Mineração de Processos e Grandes Modelos de Linguagem: da capacidade generativa aos logs de eventos e à geração de indicadores de qualidade
Resumo: Mineração de processos oferece métodos para analisar e otimizar processos de negócio a partir de registros computacionais das atividades efetivamente executadas, os chamados logs de eventos. Nesta palestra, apresento os fundamentos da área e exemplifico problemas recorrentes que ela ajuda a resolver nas organizações. Em seguida, discuto o desafio de avaliar grandes modelos de linguagem quando incorporados a sistemas de informação com capacidades conversacionais, em especial assistentes conversacionais, e demonstro uma abordagem de avaliação desses sistemas baseada em mineração de processos.
Palestrante: Profa. Dra. Sarajane Marques Peres

Minibio: A Professora Dra. Sarajane Marques Peres é professora-pesquisadora associada na Universidade de São Paulo, com livre docência em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora principal no C4AI – Center for Artificial Intelligence (USP/IBM/Fapesp), pesquisadora colaboradora no C2D – Centro de Ciências de Dados (POLI-USP/Itaú) e coordenadora de projeto de pesquisa e desenvolvimento numa cooperação EACH-USP/Petrobras. Durante agosto de 2018 a julho de 2019 atuou como pesquisadora na Vrije Universiteit e na Utrecht University (Países Baixos). Atualmente está pesquisando na área de mineração de processos, avaliação de grandes modelos de linguagem e na interação homem-máquina usando robôs sociais.