MackLEAPS tem como foco a construção profissional de soluções software intensivas, atuando em três frentes de forma integrada: ensino, extensão e pesquisa. Esta é uma abordagem definida de forma consciente e intencional, buscando cumprir um papel formador de profissionais de tecnologia, de pesquisadores e de cidadãos preocupados com o impacto de suas ações sobre a sociedade e o meio ambiente.


Ensino

Em uma faculdade de tecnologia, o MackLEAPS de forma bastante natural se integra às atividades de ensino relacionadas a todo o ciclo de vida de uma solução de software, provendo exemplos e ferramentas para as diversas disciplinas que compõem o eixo de Engenharia de Software.

Os projetos de pesquisa e de extensão estabelecem diferentes domínios de solução que são explorados em projetos de disciplinas e em projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Pesquisa

O MackLEAPS além de um laboratório de experimentação da Faculdade de Computação e Informática da UPM é também um grupo emergente de pesquisa constituído e registrado no CNPq, estando formalmente apto a desenvolver projetos de pesquisa nas seguintes linhas:

Atualmente o MackLEAPS desenvolve dois projetos de pesquisa, o projeto do Campus Living Labs e o projeto de Gêmeo Digital.

Na interface entre ensino e pesquisa projetos de iniciação científica são propostos e desenvolvidos no MackLEAPS. Estes projetos tem como objetivo introduzir o aluno de graduação ao universo da pesquisa científica, da investigação sistemática e da construção de conhecimento.

Projetos de iniciação tecnológica também são propostos e desenvolvidos no laboratório. Estes projetos permitem aos alunos de graduação vivenciarem o desafio de trabalhar com tecnologias recentes construindo protótipos em diferentes níveis de maturidade com a intenção de elevar o nível de prontidão destas tecnologias, conhecendo o contexto de projetos de desenvolvimento tecnológico.

Extensão

Os projetos de extensão tem em sua essência a entrega de valor para a sociedade. A atuação do MackLEAPS em extensão acontece principalmente através de seu Programa de Residência de Software. Este é um programa inovador em que os alunos de graduação tem a oportunidade de participar da construção de soluções de software para aplicação imediata de interesse de clientes externos e/ou internos. Neste programa os alunos exercitam no dia a dia o PBL (Project Based Learning), desenvolvendo competências e habilidades experimentando os impactos de compromissos assumidos com clientes e outros stakeholders de um projeto.

Atualmente dois projetos de residência de software deste programa estão em andamento.