Projetos
Programa de Residência de Software
O Programa de Residência de Software foi criado em 2021 pelo Laboratório de Estudos de Ambientes de Produção de Software – MackLEAPS, com o objetivo de ampliar o potencial de aprendizado em Engenharia de Software e Interação Humano-Computador por meio de práticas conhecidas no mercado com PBL (Problem Based Learning) e CBL (Challenge Based Learning).
Tais práticas de ensino já conhecidas e adotadas em áreas como Saúde e Computação apresentam potencial para gerar engajamento de estudantes no desenvolvimento de habilidades denominadas Soft Skills, como Liderança, Empatia, Trabalho em Equipe, Engajamento, entre outros, e Hard Skills da Engenharia de Software como Métodos Ágeis, Desenvolvimento de Sistemas e Interação Humano-Computador, propiciando resultados melhores no processo do ensino e da aprendizagem nas áreas envolvidas.
O Programa de Residência de Software PRSw – FCI/MackLeaps tem por objetivo fomentar a capacitação profissional em Engenharia de Software e Interação Humano-Computador para atuação nas atividades de projeto, considerando os fatores humanos, implementação e testes em projetos de aplicações computacionais.
A Residência de Software é um processo que ocorre em uma abordagem prática, por meio de ambientes de imersão, pesquisa e colaboração, orientado por professores, em projetos reais, empresariais ou extensionistas, para promover maturidade nas práticas profissionais que o mercado demanda.
Formato do Programa de Residência de Software
O Programa de Residência de Software estabelece uma estrutura perene para a realização continuada de projetos(edições) de residência de software com duração anual, mantendo um fluxo contínuo de oferta de oportunidades para os alunos de graduação engajarem em projetos extensionistas.
Cada edição de um projeto de residência de software consiste na participação de alunos em squads de trabalho que seguem um Roadmap de quatro módulos, sendo eles: REQ, UXD, DEV e T&D, apresentados na figura abaixo, com foco na implementação de um projeto real de formatura que inclui: interações teóricas e práticas de laboratório em equipe; construção de artefatos de software, relacionados ao projeto real em desenvolvimento; estudo de ferramentas tecnológicas de comunicação, colaboração e construção de artefatos; estudo e elaboração de Recursos Educacionais Digitais para o aprendizado de elementos integrantes dos módulos do Programa; avaliação do processo e da aprendizagem do trabalhado em cada módulo; dentre outros.

Para cada edição do programa de residência de software um ou mais projetos são selecionados para desenvolvimento pelos participantes, com orientação dos professores do programa e com a participação dos stakeholders do(s) projeto(s).
Os módulos do programa objetivam dar apoio à produção dos artefatos do projeto, considerando as habilidades específicas de cada um deles.
Cada módulo é composto por atividades de ensino e prática laboratorial, tendo como base um problema real que servirá de contexto para o desenvolvimento de uma aplicação a ser apresentada aos stakeholders no final do programa.
O grupo de alunos selecionado é dividido em SQUADS (grupos multidisciplinares com até cinco participantes) aos quais são atribuídas demandas e entregas parciais do projeto.
O conjunto de entregáveis de cada módulo compõe o produto final a ser apresentado na formatura do programa.
Edições do Programa
Entre 2022 e 2024 as edições do programa, que são anuais, aconteceram semestralmente, com sobreposições de turmas.
1a edição presencial (híbrida) – 2022-1
2a edição presencial (híbrida) – 2022-2
3a edição presencial (híbrida) – 2023-1
4a edição presencial (híbrida) – 2023-2
5a edição presencial (híbrida) – 2024-1
6a edição presencial (híbrida) – 2024-2
A partir de 2025 duas edições foram criadas no início do ano, uma edição presencial, com reuniões semanais presenciais no campus Higienópolis e uma edição digital para alunos dos cursos de EaD ou de outros campi com reuniões semanais remotas.
7a edição presencial – 2025-1
1a edição digital – 2025-1
Neste novo formato com edições únicas em cada ano, no início do segundo semestre um novo processo seletivo 2.0 de vagas remanescentes é realizado.